Seguro

Segundo a Constituição Federal o Seguro-desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo artigo sétimo dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira e temporária , ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa.

A análise histórica da taxa de cobertura do Seguro-desemprego deve ser analisada em dois momentos diferentes:uma que vai do ano de 1986 até 2004e a outra de 2005 em diante. Essa medida em relação ao Seguro-desemprego se faz necessária uma vez que a categoria de demitidos sem justa causa não contempla mais os trabalhadores com término de contrato por prazo determinado e nem os trabalhadores com término de contrato. O contrato voce pode obter mais informacoes numa corretora de seguros ou tambem voce pode fazer um consulta seguro.

Desde que atendidos os requisitos legais o Seguro-desemprego pode ser requerido por trabalhadores dispensados sem justa causa,por aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso de qualificação oferecido pelo empregador, por pescadores durante o período em que a pesca é proibida, e por trabalhadores resgatados da condição análoga a da escravidão.

Leia tambem sobre Seguro Viagem e Seguro no Brasil.