Seguro Social

Seguro social descreve um programa que usa recursos públicos para fornecer um grau de segurança econômica ao público. No Brail empregadores e empregados têm a obrigação de pagar INSS, ou seja, impostos de seguro social. O dinheiro arrecadado com estes impostos vai primeiramente para os benefícios para aqueles que atingiram a idade de aposentadoria ou que, de alguma outra forma, conquistaram esse direito.

Assim o seguro social é um fundo solidário, onde os trabalhadores de hoje fornecem fundos para as pessoas que recebem benefícios hoje, e quando os trabalhadores de hoje se aposentarem, os trabalhadores dessa época (pelo menos teoricamente) fornecerão os fundos.

Subordinado ao Ministério da Previdencia Social, o INSS é a autarquia competente no Brasil para o recebimento de contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social. O propósito original e essencial é controlar o dinheiro com o qual você contribui com o programa de seguro social para que obtenha os benefícios aos quais tem direito. O Instituto Nacional do Seguro Social é o responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, entre outros benefícios previstos em lei.

Os Estados e o Munciípio pode, de acordo com o que estabelece a constituição Federal, instituir Regimes proprios de previdencia, assim como existem empresas privadas que atuam na área de seguro social e previdencia complementar, mas o estado term a obrigação de profer seus cidadãos de seguro social.